"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Crescei e multiplicai-vos? Até quando?
Quero propor uma simples e rápida reflexão.
Analisemos o controle de natalidade sob a óptica religiosa: creio que a religião deve ser corretamente interpretada e aplicada para que para que ninguém pense por engano que crescimento populacional sem controle ( que leva à superpopulação e à miséria) seja "vontade de Deus".
Conheci pessoas que não usavam anti-concepcionais porque acreditavam que isto era "contra a vontade de Deus", baseados na passagem que diz que o senhor ordenou ao homem "crescei e multiplicai-vos"...
Baseado nesta passagem muitos crêem que qualquer tentativa de evitar natalidade seria um desagrado a Deus.
Quero propor uma análise rápida: lembremos a passagem onde Jesus ordena que seus discípulos curem os enfermos através da oração. Pergunto se devemos orar por um enfermo para sua cura depois que o mesmo esteja curado através de oração.

Não devemos parar com a oração de cura depois do doente manifestar a cura? - Creio que a maioria das pessoas dirá que sim. Agora, então, pergunto se devemos ainda nos multiplicar, uma vez que a humanidade ja o fez e povoou a terra completamente.
Assim, o sentido contextual da ordenação inicial de Deus para o homem, que era povoar a terra, já foi plenamente cumprido. Em alguns lugares do planeta o ambiente já mostra sinais de deterioração pelo excesso da população humana. E a miséria reina nestes lugares. - Miséria produzida pelo próprio homem que não se planeja.
Assim, uma vez que a terra já está superpovoada não precisamos mais encher a terra de novas pessoas. Ensino, cultura, inteligência, esclarecimento. Estas são as palavras chave que ajudariam a resolver esta questão.

Por Cidadania e Reflexão

O Artigo "Crescei e multiplicai-vos? Até quando?" está listado em "Sobre Religião"
Leia também:
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
A naturalização das coisas não permite perceber
A Democracia não caiu do céu!
Memorial do Cidadão
Um tapa na cara da cidadania
Confira a lista completa da votação: Aécio é salvo pelo Senado da República. Brasil ganha um prêmio.
Política
É necessário analisar sempre
A realidade contradiz o discurso - Análise da fala do Presidente
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato