"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Qual o tamanho do Brasil? Já parou para pensar?
QUAL É O TAMANHO DO BRASIL? Convido a uma reflexão simples sobre o potencial real do Brasil no cenário internacional. Existem muitos brasileiros que não acreditam que o país possa assumir uma postura altiva frente ao mundo, sendo um dos protagonistas das ações mais importantes. Esta postura, vem de uma cultura que aprendeu a sempre olhar para o lado da inferiorização do país, sempre relevando os aspectos mais pessimistas, pode acabar por levar a uma idéia falsa sobre a realidade. Entretanto, permitamos a possibilidade, a nós mesmos, de mudar esta idéia, analisando os dados abaixo, sobre o país. Analisando-se os dados comparativos entre os principais países do mundo, podemos chegar a interessantes conclusões.
Brasil: - 200 milhões de habitantes; - PIB de 2.24 trilhão de dólares; - área territorial de 8.515.767 km²; - Não considerada a amazônia azul. Quem acompanhou o gráfico percebeu que somos um dos cinco países com maiores recursos econômicos e naturais do planeta, estando entre as três maiores democracias. Veja mais alguns dados que podem alterar a percepção que muitas pessoas tem de nossa realidade: - Temos 5.570 cidades; - A maior área útil para a agricultura do planeta; - Temos uma área maior do que a soma das áreas de todos os países da Europa juntos; - Riquezas naturais diversas e em abundância; - Temos paz com nossos vizinhos, unidade territorial e um idioma unificador, como pouquíssimos países no mundo. - Nossa cultura, ainda de terceiro mundo, nos leva a não acreditamos em nosso potencial como país. Esta exposição é um convite a reflexão e ao reconhecimento de que as vezes, precisamos revisar nossos conceitos.

O Artigo "Qual o tamanho do Brasil? Já parou para pensar?" está listado em "Política"
Leia também:
Cidadania
O Bispo sem temor
Mudar nossa história
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Total falta de noção
VERGONHA NACIONAL
Memorial do Cidadão
Um tapa na cara da cidadania
Aécio Neves tem seu cargo devolvido por comissão de "ética"
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato