"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Filho de pedreiro e doméstica vai ser doutor
Estudante de São Lourenço do Piauí conseguiu a aprovação como cotista. Comemoração tem casa cheia e fogos de artifício na pequena cidade. O filho de um pedreiro e de uma doméstica da pequena cidade de São Lourenço do Piauí, a 539 km de Teresina, foi aprovado para o curso de medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) . Sérgio dos Santos Santana, 18 anos, estudou a vida inteira em escolas públicas do município, que possui pouco mais de 4 mil habitantes. Apesar da alegria pela aprovação, Sérgio conta que a euforia maior está sendo dos familiares na pequena cidade. "Eu já estava esperando, mas quem teve uma reação mais exacerbada foi a minha família. Estão em festa", disse. Após a divulgação do resultado, parentes e conhecidos do estudante foram até a casa da família parabenizar o jovem pelo feito.
Sérgio concorreu a uma das duas vagas destinadas a estudantes oriundos de escola pública. Ele conseguiu a aprovação com a nota 793,22, sendo o primeiro colocado entre os cotistas na modalidade. (...) Ele terminou o terceiro ano em 2014 na Unidade Escolar Estadual Malaquias Ribeiro Damasceno, na zona urbana de São Lourenço do Piauí. "Comecei a pesquisar sobre o curso e a carreira no fim do ensino médio e resolvi que tentaria ingressar na profissão. Essa foi a terceira vez que fiz o Enem. Nas vezes anteriores já havia conseguido aprovação em matemática no IFPI e para direito através do Fies em uma faculdade particular de Teresina", falou o estudante. (...) O pai do estudante, o pedreiro e carpinteiro Hamilton Santana, comprou vários fogos de artifício para comemorar a aprovação do filho. Ele também falou ao G1 sobre o clima de festa na cidade sertaneja. O pedreiro revelou que várias mensagens e ligações chegam a todo momento para o estudante. "Estou muito alegre e bastante feliz com a aprovação dele. Para a gente foi uma grande surpresa. Ele sempre estudou nas escolas públicas daqui, nunca esteve em escola particular e conseguiu a aprovação. Toda hora chega gente aqui para parabenizá-lo", falou orgulhoso o pai do estudante.

O Artigo "Filho de pedreiro e doméstica vai ser doutor" está listado em "Cidadania"
Leia também:
Educação
Educação e Cidadania
Opinião - Revista Carta Capital - Reprodução
Cidadania
O tempo passa e a vida ensina...
Será que se aprendeu algo depois disso? O país foi antingido por instrumentos de guerra. E agora?
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
O absurdo da fraude eleitoral de Bolsonaro
Entenda como se deu a fraude eleitoral promovida pela campanha de Bolsonaro
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato