"A reflexão não tem lado predefinido e não se apoia em binarismos." Refletir sobre tudo é preciso, tendo a consciência prévia de que não existem lados a serem assumidos a priori. Posições devem ser decorrências de análises.

A TVCR traz uma seleção de vídeos da Internet sobre varios temas relacionados à cidadania, com o objetivo de facilitar sua compreensão sobre assuntos importantes, além de vídeos de produção própria. Pesquise nas categorias e utilize-se da busca por palavras - chave.

Principal Cadastrar Minha Conta Informações
Memorial do CidadãoCidadaniaEducaçãoPolíticaUtilidade PúblicaTVCR - Diálogos Contemporâneos
Parlamento francês pede intervenção de Macron para garantir Lula nas eleições do Brasil

Atualizado em 12/09/2018 - 18:27


"O povo brasileiro se lembrará de um apoio da França que ajudaria a restaurar a possibilidade de exercer sua soberania e colocar a história brasileira na direção do progresso", clamam os congressistas

Jornal GGN - Parlamentares de diversos partidos franceses pedem a "intervenção" do presidente do país, Emmanuel Macron, "em favor de eleições justas e legais no Brasil". O documento foi encaminhado ao presidente da França ainda hoje e destaca a situação política no Brasil "marcada pela proliferação de encarceramentos de figuras políticas de destaque e pelo surgimento de um discurso e, às vezes, atos de ódio antidemocráticos".
"A eleição presidencial a ser realizada em poucas semanas é de considerável importância para a democracia brasileira e, além disso, para toda a América Latina. A este respeito, nos preocupa as condições em que está agora a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, favorito nas intenções de votos, e nos leva a buscar a sua intervenção em favor de eleições justas e legais Brasil", diz a carta.
A Assembleia Nacional Francesa elencam o apoio à garantia de Lula disputar as eleições presidenciais, que inclui "seis ex-chefes de estado franceses, italianos, espanhóis e belgas, 29 parlamentares dos Estados Unidos, o ex-presidente do Parlamento Europeu e muitos especialistas jurídicos internacionais".
A correspondência dos congressistas a Macron relembra a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU, de pediu que o Brasil tome "todas as medidas necessárias para garantir que Lula exerça seus direitos políticos, de dentro da prisão, como candidato à eleição presidencial". "Sob o direito internacional, a decisão de impedir Lula da eleição é ilegal", concluem.
Os membros da Assembleia Nacional francesa também ressaltaram que a Constituição brasileira garante que o ex-presidente participe da disputa até que todos os seus recursos sejam julgados pela Justiça do Brasil. "Isso é ainda mais importante porque ainda há muitas incertezas sobre a legalidade do julgamento [contra Lula, que o prendeu], o que pode colocar em questão a legalidade das próprias eleições e impactar irrevogavelmente o resultado", atentam.
Citam a injustiça de o candidato da extrema direita e defensor da ditadura militar, Jair Bolsonaro (PSL), de ter sido denunciado de racismo e mesmo assim pode participar da campanha eleitoral sem restrições e "poderá ser o grande beneficiário da eliminação ilegal de Lula das eleições".
Os parlamentares não deixam de manifestar preocupação sobre a possibilidade de o Brasil ser governado por Bolsonaro: "Em vista da instabilidade política que o Brasil vem experimentando há mais de dois anos, a possibilidade de um extremista liderar o quinto país do mundo pelo seu tamanho e a sexta pela sua população, além disso, no marco de uma eleição ilegal, é particularmente preocupante".
"O tempo está se esgotando. Restam apenas alguns dias para garantir que a eleição presidencial brasileira seja legal e legítima. É por isso que pedimos que você implemente com urgência todos os meios pacíficos à sua disposição para que Lula possa ser um candidato. Não haveria interferência em um estado soberano. Pelo contrário, é para garantir a legalidade das eleições sob a lei internacional e a possibilidade de o povo brasileiro exercer plenamente a sua soberania. Esse ato corajoso que o convidamos a tomar estaria de acordo com a fraternidade que liga a França e o Brasil, que compartilham mais do que uma fronteira comum. O povo brasileiro se lembrará de um apoio da França que ajudaria a restaurar a possibilidade de exercer sua soberania e colocar a história brasileira na direção do progresso", clamam os congressitas.
Assinam a carta os parlamentares:

Clementine Autain Huguette BELLO, Ugo BERNALICIS, Moetai Brotherson, Bruneel Alain, Marie-George Buffet, Luke CARVOUNAS Andre Chassaigne, Jean-Michel Clement, Paul-André Colombani Eric Coquerel Alexis Corbiere Pierre DHARRÉVILLE John Paul DUFRÈGNE, Elsa FAUCILLON Caroline FIAT Regis Juanico Sebastien jumel, Mansour Kamardine, Manuela Kéclard-Mondésir Bastien Lachaud François Michel Lambert, Jérôme Lambert, Michel LARIVE, Jean-Paul Lecoq, Jean-Luc Mélenchon Danièle Obono Mathilde PANOT, Stéphane POUCO Loic PRUD HOMME Adrien QUATENNENS, Jean-Hugues RATENON Muriel RESSIGUIER Fabien Roussel, Sabine RUBIN François RUFFIN, Bénédicte taurina, Hubert WULFRANC

Documento original: aqui

O Artigo "Parlamento francês pede intervenção de Macron para garantir Lula nas eleições do Brasil " está listado em "Política"
Leia também:
A Lição de Casa da Cidadania (campanha)
Hora última para abrir os olhos
Enquanto se discute falsas notícias, nos bastidores, Temer prepara leis para governo ditatorial
Memorial do Cidadão
Aqui morrem seus direitos - você tem acompanhado?
Reforma Trabalhista passa na Comissão de Constituição e Justiça do Senado - Veja os votos.
Educação
Conhecer para saber o que dizer
Obra completa de Judith Butler está disponível para download
Quem somos Cidadania e Reflexão ® - Copyright Contato